Páginas

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A Fada que Tinha Ideias



AUTOR: Fernanda Lopes de Almeida

EDDITORA: Ática

Como vi que um leitor do blog gosta deste livro — e como eu já o li, quando pequeno —, resolvi opinar sobre ele. Para crianças mais novas, o livro é ideal! As crianças vão amar, com certeza, e mostra as ideias malucas de uma fadinha, que encanta a todos e nos faz rir bastante. Excelente para menores de 6 anos. Recomendo para crianças desta faixa etária.

VEREDICTO: Excelente

NOTA: 10

            
SINOPSE:

            As fadinhas aprendem que não devem sair por aí inventando magicas que não estejam no Livro das Fadas. Mas vai dizer isso a Clara Luz! Questionadora e criativa, ela quer ter ideias próprias, como transformar bule de café em passarinho, dar vida às nuvens e colorir a chuva. “Quando alguém inventa alguma coisa o mundo anda”, é o que ela diz. Mas nem todos aprovam o comportamento tão original e inovador. Principalmente a rabugenta Rainha... E agora? O que será de Clara Luz?


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Agora é com vocês!


Pessoal, eu já postei vários livros, e já tenho prática em ler. Para mim, por exemplo, livros chatos demoram uma eternidade para terminar. Já os legais demoram bem menos. Mas e para vocês? É a mesma coisa? Que livros vocês gostam? Que livros são tão chatos que você para na metade? Sua escola manda vocês lerem livros? Esses livros são chatos ou legais? Comentem aqui, clicando abaixo!

Espionologia: O Livro Completo da Espionagem

AUTOR: Dugald Steer
EDITORA: Brinque-Book
Livro muito bom, ensina técnicas de espionagem, revela fatos de espiões, dá exemplos de situações, dá “exercícios” e ainda coloca um diário de missão! Indo mais longe, ele coloca utensílios de espiões que podem e sem usados no livro, além de desenvolver o espião que há dentro de cada um. Incrível.
VEREDICTO: Excelente
NOTA: 10

            SINOPSE:


Para ser um grande espião de verdade, coragem e astúcia deverão se tornar seus principais aliados. Será preciso decifrar códigos secretos, desvendar histórias de cobertura, usar disfarces perfeitos e se infiltrar, até mesmo, na operação inimiga mais arriscada, para que possa dominar completamente o mundo da espionagem internacional.

Apenas aqueles altamente treinados e qualificados é que serão capazes de descobrir e dominar os mais enigmáticos segredos da espionologia e, assim, sonhar em servir a pátria como agentes secretos.

domingo, 9 de setembro de 2012

O Dia em que Nate Entrou para a História



AUTOR: Lincoln Peirce

EDITORA: Sextante

Ótimo livro, que retrata bem os professores, alunos e escola, assim como “Diário de um Banana”. Com situações engraçadas, divertidas e podendo acontecer com qualquer um, o que torna o livro um pouco verdadeiro. Com tiradas muito boas, o livro é recomendado, sim.

VEREDICTO: Excelente

NOTA: 10


            SINOPSE:


Nate sabe que nasceu para fazer coisas importantes. IMPORTANTÍSSIMAS. Mas a vida não é sempre do jeito que você quer só porque você é o máximo. Parece que os problemas perseguem Nate, mas ele não quer nem saber. Leu num biscoitinho da sorte que está destinado ao sucesso.
Conheça Nate, um garoto que adora bancar o espertinho, só se mete em confusão e deixa todos os professores malucos.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Diário de um Banana

AUTOR: Jeff Kinney

            EDITORA: V&R

            COLEÇÃO: Diário de um Banana
Livro ótimo. É um daqueles com que praticamente qualquer um se identifica. O autor retrata bem a escola e os alunos. As ilustrações são muito boas e, ao mesmo, se encaixam no contexto de que o livro é um diário, e por isso o autor não faria desenhos perfeitos, pois o diário seria lido somente por ele. Com situações engraçadas, mas que realmente fazem parte da escola, e nós que não percebemos, o livro é totalmente recomendado.

            VEREDICTO: Excelente

            NOTA: 10


            SINOPSE:


Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.


Em Diário de um Banana, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável. Como Greg dizem seu diário:

Só não espere que eu seja todo “Querido Diário” isso, “Querido Diário” aquilo.

            Para nosso sorte, o que Greg Heffley diz que fará e o que ele realmente faz são duas coisas bem diferentes.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Meu 1º Larousse dos Animais


AUTOR: Larousse do Brasil

EDITORA: Larousse Júnior

COLEÇÃO: Meu 1º Larousse

O livro é muito bom. Ele explica, com linguagem bem simples e ilustrações boas e engraçadas, praticamente todos os animais e habitats existentes no mundo. Com isso, o leitor conhece um pouco mais sobre os mais variados animais existentes no mundo todo. Além disso, o livro é muito útil em pesquisas escolares. Recomendo.

VEREDICTO: Excelente

NOTA: 10


            SINOPSE:


           Rooooaaaá! Onde e como vive o leão? Por que ele tem uma juba tão grande e sempre ruge?
           Que animal tem bico de pato, põe ovos e é mamífero?
       Com mais de 150 páginas coloridas e centenas de ilustrações bem-humoradas e divertidas, Meu 1º Larousse dos Animais apresenta a vida dos principais bichos das florestas, desertos, savanas, cerrados, oceanos, rios e lagos e outros ambientes. O pequeno leitor irá conhecer os nomes, as características específicas e os hábitos de cada animal, por meio de histórias e ilustrações surpreendentes. Cada página deste livro é uma aventura, uma história para contar e guardar.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Domador de Monstros


AUTOR: Ana Maria Machado

EDITORA: FTD

COLEÇÃO: Conta de Novo
Pessoal, como este livro é para crianças de mais ou menos 5 anos, estou baseando-me em críticas do meu irmão, que tem esta idade. Ele diz que o livro é ótimo, que a história é boa. Perguntei se ele teve medo das ilustrações, e ele disse que não, mesmo sendo de monstros, e diz que são engraçados.

            VEREDICTO: Excelente

            NOTA: 10


            SINOPSE:


 Sérgio é um garoto normal, como qualquer um. Ele também tem, como qualquer um, medo de monstros. Mas, para assustar esses monstros, ele tem uma ideia bem legal.

domingo, 2 de setembro de 2012

Perigo na Caverna do Pirata



AUTOR: Karen Dolby

EDITORA: Scipione

COLEÇÃO: Salve-se Quem Puder

O livro, que parece mais um caderno de atividades de percepção e de lógica, tem exercícios que deixam qualquer um parado, quebrando a cabeça para desvendar caminhos seguros ou conseguir pistas para desvendar o grande mistério, que vai se dividindo em outros menores. Agora, este livro é bom até uns 7 anos, depois ele não fica tão empolgante. Mas se você gosta de exercitar o cérebro, eu recomendo.

VEREDICTO: Excelente

NOTA: 10


            SINOPSE:

            Durante as féria, Lia e Max se deparam com um mistério: como encontrar o tesouro do navio Rainha da Índias e o valoisi diamante Olho da Fera? Para desvendar esse enigma, os jovens se envolvem numa arriscada aventura, na qual percisarão de muita inteligência e coragem para enfrentar o barão Raposo e os perigosos bandidos do Bando Leiro.


Leonardo da Vinci e seu Supercérebro



AUTOR: Michael Cox

EDITORA: Cia. Das Letras

COLEÇÃO: Mortos de Fama

Uma ótima leitura, ensinando cada passo da vida desse grande artista. Com ilustrações fantásticas e tão engraçadas quanto o próprio texto, o leitor aprimora seus conhecimentos sobre Leonardo da Vinci, além de também aprender como fazer esculturas de bronze, como pintar rapidamente uma pose, etc. Este livro, para mim, é tão grandioso quanto o próprio artista, gênio, sábio, músico, arquiteto, urbanista, cartógrafo, inventor e muito mais. Recomendo que leiam e releiam.

VEREDICTO: Excelente

NOTA: 10


            SINOPSE:


           Com certeza, você já ouviu falar do Leonardo da Vinci. Ele é um morto de fama porque pintou o quadro mais famoso do mundo, desenhou a primeira máquina voadora e foi o homem renascentista por exelência.
           Mas você já ouviu dizer que o Leo levou dez anos fazendo um cavalo de sete metros de altura? Que achava que rosa era a melhor cor para a roupa? E que adorava pregar preças?
           Pois é, mesmo depois de morto, Leonardo ainda é uma caixinha de surpresas. Agora você vai ficar por dentro de tudo sobre ele, graças ao seu caderno de anotações perdido. Ao folhear as páginas de Tribuna Milanesa, vai descobrir dúzias de invenções de cair o queixo - coisas incríveis que o Leo bolou com seu supercérebro.


Os Doze Trabalhos de Hércules



AUTOR: Christian Grenier


EDITORA: Cia. Das Letras

COLEÇÃO: Contos e Lendas

O livro é bom, muito bom. Ele explica, com linguagem simples, a história do semideus. Violência existe no livro, mas foi necessária. As ilustrações, também, foram ótimos, o que deixou bem claro o trabalho de Hércules ou mostra como que certo personagem se pereceria. Ele mostra vários deuses gregos, e mostra que eles também teriam sentimentos humanos, como ciúme e felicidade, o que deixa tudo um pouco mais emocionante, no sentido de que não saberemos qual será o humor de um deus. Foi muito importante também mostrar a inteligência de Hércules, deixando claro que ele não é só um símbolo de força. Recomendo o livro.

VEREDICTO: Ótimo

NOTA: 8,5


SINOPSE:

Do garotinho que não conseguia controlar sua força ao herói que passou a vida enfrentando monstros terríveis, a história de Hércules é marcada pela grandiosidade. Grandiosos foram seus feitos; grandiosa, também, é a fama que o semideus conquistou através dos tempos. Imortalizado em esculturas, pinturas, livros e filmes, aqui ele retorna pela prosa de Christian Grenier, que reuniu diversas versões e produziu este texto completo de aventuras, em que ele enfrenta feras terríveis e desafios incríveis. Assim compreendemos por que Hércules, além de ser o primeiro grande herói de que se tem notícia, talvez seja o maior de todos eles.

O Ladrão de Raios




AUTOR: Rick Riordan


EDITORA: Intrínseca

COLEÇÃO: Percy Jackson e os Olimpianos

O livro é muito bom. Contém certa violência, mas que foi necessária para o desenvolver da história. O livro recorda muitos mitos gregos, e sempre muito bem, e com muitos detalhes, sempre explicando os menos conhecidos e mostrando muito os mais conhecidos. O autor consegue inserir essas histórias gregas bem antigas na época de hoje sem prejudicar os mitos. O livro também mostra muito deuses e semideuses, o que deixa o livro com muita ação, claro, mas também acaba ensinando um pouco de mitologia, o que deixa o livro com mais uma função. Recomendo este grande livro.

VEREDICTO: Excelente

NOTA: 10


SINOPSE:


           Percy Jackson está para ser expulso do colégio interno... de novo. É a sexta vez que isso acontece. Aos doze anos, esta é apenas uma das ameaçasque pairam sobre esse garoto, além dos efeitos do transtorno do déficit de atenção, dislexia... e das criaturas fantásticas e deuses do Monte Olimpo, que, ultimamente, parecem estr saindo dos livros de mitologia grega do colégio para a realidade. E, ao que tudo indica, estão aborrecidos com ele.
           Vários acidentes e revelações inexplicáveis afastam Percy de Nova York, sua cidade, e o lançam em um campo de treinamento muito especial, onde é orientado para enfrentar uma missão que envolve humanos diferentes - metade deuses, metade homens -, além de seres mitológicos. O raio-mestre de Zeus fora roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo.
           Com a ajuda de novos amigos - um sátiro e a filha de uma deusa - Percy tem dez dias para reaver o instrumento de Zeus, que representa a destruição original,  e restabelecer a paz no Olimpo. Para conseguir isso, precisará fazer mais do que capturar um ladrão. Terá de encarar o pai que o abanodonou, resolver um enigma proposto pelo Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora do que a fúria dos deuses.


sábado, 1 de setembro de 2012

Festa de Criança



AUTOR: Luís Fernando Veríssimo

EDITORA: Ática

COLEÇÃO: Para Gostar de Ler Júnior

“Festa de Criança” é um livro que faz o leitor rolar de rir. Com crônicas ótimas, o autor escolhe, e parece que com grande facilidade, situações comuns do dia a dia, e outras ocasiões mais especiais. As ilustrações já não são tão boas, mas até que concordam com o livro, pois parecem ter sido feitas por uma criança. O autor, além de encontrar várias situações de diferentes temas, consegue deixá-las engraçadas de um jeito inesperado, e sempre surpreende. Os textos ótimos do consagrado autor Luís Fernando Veríssimo fazem do livro uma leitura emocionante.

VEREDICTO: Ótimo

NOTA: 9


SINOPSE:


           Depois da guerra de brigadeiro, o Chico vem pedir mais doce e o pai do aniversariante diz para ele dar uma lambida na cabeça do Paulinho. O bolo também já era, pois a Cândida sentou em cima, depois de ter praticado hipismo com o cachorro, que fugiu da casa desesperado, com uma jarra amarrada ao rabo...
          Você vai rir até dizer chega com as travessuras das crianças e os apuros dos adultos em Festa de Criança. São 36 histórias craidas por Luís Fernando Veríssimo, que mostram, com muito humor, que a vida pode ser uma grande festa.



O Fabuloso Mundo do Rock

EDITORA: V&R
Livro excelente, com caricaturas muito próximas à realidade. Os textos todos concordam com as pessoas, mostrando uma banda ou cantor que fez ou ainda faz sucesso no “Fabuloso Mundo do Rock”. Sempre apresentando o trajeto de vida profissional, e algumas vezes pessoal, o livro também apresenta curiosidades, que deixam surpresos os leitores. Pode ser muito utilizado em pesquisas, como eu faço, já que contam, com muito entusiasmo, as melhores músicas de um artista ou banda, seus prêmios, vida, álbuns e encontros com outras bandas ou artistas. Além disso, o livro mostra algumas situações engraçadas dos famosos, ou até mesmo, em alguns casos, constrangedoras, o que nos deixa cada vez mais íntimos deles. Este livro, eu recomendo.

VEREDICTO: Excelente

NOTA: 10


SINOPSE:


           Ao longo dos anos, o Rock se tornou um fenômeno musical avassalador e revolucionou toda a estética vigente: introduziu sons, formas, gestos e rituais em outros universos artísticos e da comunicação, como os filmes, os videoclipes, a literatura e o teatro.
           Embora de origem anglo-saxônica, 'nacionalizou-se' em muitos países. Em seu intenso meio século de vida, a cultura do Rock, popular e de vanguarda, consolidou-se como referência da época.
           Muitos artistas foram seduzidos pela força expressiva do Rock e lhe dedicaram obras relevantes.
           Então, vamos entrar no fabuloso mundo do Rock ao lado de um fabuloso talento sem par.



A Bússola de Ouro



AUTOR: Philip Pullman

EDITORA: Objetiva

COLEÇÃO: Fronteiras do Universo

Este livro é muito bom, ótimo. Contém muito suspense e segredos no começo, que aos poucos são revelados e explicados. Com muita ação, e até mesmo violência, como assassinato, fazem do livro um dos melhores. A história, que fica até um pouquinho triste, mas emocionante, está cheia de aventuras e mais mistérios entrando na história, e logo depois, ou mais para frente, sendo solucionados. A escolha de uma personagem principal que é encrenqueira, inteligente e que sabe fingir quando quer foi decisivo para o livro. O livro também mistura um pouco de magia com realidade, fazendo dimons, um planeta que tem países com os mesmo nomes que os nossos, o Pó, o cristianismo e outros deixam o livro mais emocionante ainda.

VEREDICTO: Excelente

NOTA: 10


SINOPSE:


              O livro se passa em um mundo parecido com o nosso - mas com algumas curiosas diferenças. Ciência e religião se confundem. Todo ser humano possui um dimon, um animal inseparável, que na infância toma várias formas. E existe um raríssimo objeto que aponta a verdade, mas ninguém sabe usá-lo.
           Lyra é uma menina levada que vive na tranquila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer. E quando seu grande amigo Roger some, Lyra parte em sua busca, disposta a desafiar seus próprios temores.
           Quando ela recebe o aletiômetro estranho e misterioso, se inicia uma jornada extraordinária para as terras geladas do Ártico, onde clãs de bruxas e ursos de armadura travam uma luta decisiva. Na paisagem árida do Norte, onde encontra Roger, Lyra enfrenta uma terrível conspiração que faz uso de crianças-cobaias em sinistras experiências. Ela terá que fazer alianças inesperadas se quiser salvar o amigo de seu trágico destino, e seu destino terá consequencias inimagináveis, muito além do mundo em que ela vive...



Johnny's First Kiss



AUTOR: João de Magalhães

EDITORA: Richmond

COLEÇÃO: Modern Raeders

O livro, sinceramente, não é bom. Ele é bem ruinzinho. Um de seus problemas é o título: o livro não diz se esse foi seu 1º beijo, não foi ele que deu o beijo e nem foi um beijo que pudesse ser considerado como 1º, 2º, 3º ou outras posições. A ideia é boa, mas o autor não usou essa ideia direito, o que comprometeu o livro. E ainda, o livro é pequeno demais. Sei que é um livro usado para ensinar inglês, mas poderia ser um pouco maior, o que ajudaria bastante, e até deixaria o livro melhor. Bem, em resumo, não recomendo.

VEREDICTO: Péssimo

NOTA: 3


SINOPSE:


           A new neighborhood. A new school. New friends. And what's more... the best-looking girl at school wants to meet him.
           When Johnny moves house, he has to rethink everything he believes in. Join Johnny on this exciting search for self-identity, the kind of journey every teenager has to make one day.


A Invenção de Hugo Cabret


AUTOR: Brian Selznick

EDITORA: SM

 “A invenção de Hugo Cabret” é um ótimo livro, que é totalmente recomendado. É um livro grande, mas tem muitas imagens. E, para mim, os dois são ótimos. A história envolve, sempre com muito mistério e surpresas. E o melhor é que mistura realidade e ficção, deixando a história fantástica, mas com um pouco de verdade, o que nos faz indagar do que é do autor e o que é verdadeiro. Com muito entusiasmo, o autor passa na narrativa de Hugo para a estação, depois para o dono da loja e sua afilhada, depois para o cinema e adiante, sem perder o enredo e o drama da história. A história de Hugo é um tanto triste, mas isso ajuda no desenvolver do livro, e acho que, sem essa história triste, o livro não seria tão bom, e muito menos coerente. Este livro é ótimo, recomendo à todos que leiam.

VEREDICTO: Excelente

NOTA: 10


SINOPSE:


          Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida do gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas.
           A sobrevivência de Hugo depende do anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.
           Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.

Boas-Vindas!


Olá, pessoal! Eu sou o Giovanni, e criei este blog para falar sobre livros e dar opinião e nota. Vocês também poderão dizer se o livro que dei nota é excelente, ou é horrível, ou é meio-termo, entre outros, além de também dar a sua nota. Espero que assim, possam ter uma ideia do livro que querem ler ou pensar em um para ler, mas se acharem que minha opinião não é a sua, podem fazer do seu jeito, contanto que sempre leiam! Podem e devem postar comentários sobre meu blog, e até dar uma opção de livro para que eu possa opinar. ESPERO QUE GOSTEM!